Mantendo seu compromisso de salvar vidas, o serviço de Resgate, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, superou a marca de 2 mil atendimentos em 2025. O número reflete os avanços conquistados na atual Gestão, como as melhorias na organização e na qualidade do atendimento prestado. Uma equipe bem estruturada, com melhor capacitação e suporte, reflete diretamente na eficiência e agilidade.
A capacitação dos profissionais do Resgate é um diferencial importante. A equipe é formada por cinco enfermeiros e 21 técnicos de enfermagem – incluindo técnicos capacitados ao pronto-atendimento e curso de condutor de veículos de emergência, conforme determina a legislação de trânsito em vigor, que atuam também como condutores das motolâncias.
As motolâncias são as motocicletas que têm como finalidade chegar de forma mais rápida onde há necessidade de socorro, para iniciar o protocolo de primeiro atendimento até a chegada da ambulância.
AGILIDADE – Além das ambulâncias, a ação das motocicletas possibilita um atendimento mais ágil nos casos de urgência, com menor tempo de resposta. Esses veículos são acionados sempre que há necessidade de uma intervenção rápida, funcionando como uma linha de frente nos atendimentos e prestando o suporte básico de vida até a chegada da ambulância.
Ricardo Macedo, coordenador do Resgate, enfatiza a importância da valorização dos profissionais, o que se traduz em mais motivação e comprometimento no dia a dia.
“Nossos técnicos e enfermeiros são profissionais que atuam com extrema dedicação, coragem, empatia e proatividade. Não medem esforços para atender com excelência, mesmo diante das situações mais desafiadoras. São verdadeiros heróis do atendimento pré-hospitalar, que levam não só o socorro, como também o acolhimento e a esperança a quem mais precisa”, explica Ricardo Macedo.
QUALIDADE – A eficácia do Resgate de Rio das Ostras é resultado da combinação de vários fatores, que incluem materiais de primeira linha e alta qualidade, uma equipe dedicada e altamente qualificada, movida pelo compromisso de cuidar do próximo e com a missão de salvar vidas.
ATENDIMENTOS – O serviço de Resgate atua em casos de acidentes em residências ou vias públicas, surtos psiquiátricos, apoio aos guarda-vidas em casos de afogamentos, paciente em parada cardiorrespiratória, intoxicação, envenenamento e queimaduras graves, vítimas de maus-tratos, trabalho de parto, pacientes com pico de hipertensão, lesões por arma de fogo ou armas “brancas”, crises convulsivas, crises de ansiedade e outras situações com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.
O Resgate atende 24 horas, pelo número 192.
Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues-DRT-0040847/RJ
Fonte: ASCOMTI-Rio das Ostras-RJ