
Rio das Ostras se destacou na folia deste ano com um show de organização na programação das atrações do CarnaJazz, dos blocos carnavalescos e na prestação de serviços que garantiu a tranquilidade dos foliões que escolheram o Município para curtir a Festa de Momo.


Este ano, as famílias voltaram para as ruas e aproveitaram a festa com tranquilidade e alegria por conta do efetivo das forças de segurança – Guarda Civil Municipal e Polícias Militar e Civil – que estavam nas ruas para garantir a paz e a segurança de todos. No trânsito, a orientação da Guarda aos motoristas com uma campanha de conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e a importância da direção responsável garantiu um trânsito mais seguro.
Para garantir a segurança dos banhistas, a Defesa Civil, em apoio ao Corpo de Bombeiros, montou um posto estratégico para monitoramento dos guarda-vidas. O monitoramento marítimo conta ainda com uma embarcação da Defesa Civil, tripulada por dois agentes, responsável por orientar os pilotos de jet-ski e os proprietários de “banana boalt”

A Saúde também foi uma atração a parte, na tenda montada na Lagoa de Iriry, com ambulâncias de prontidão e nas unidades de pronto atendimento, além de ações de prevenção nas ruas. Essa operação focou na distribuição de preservativos, testagem rápida para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para levar informação e prevenção diretamente para onde o folião está. A Vigilância em Saúde também marcou presença nas ruas com orientações sobre o combate a dengue. As equipes do Resgate foram duplicadas e atuaram com dois médicos, enfermeiros e técnicos.
Nas unidades de pronto atendimento foram realizados mais de 2.800 atendimentos nos quatro dias de folia no Hospital Municipal, no Pronto Socorro, e na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, além das ações do Resgate.

O bloco da limpeza também garantiu nota máxima com uma equipe de 200 profissionais para limpeza urbana, trabalhando 24h por dia deixando a cidade sempre limpa. Ao todo foram recolhidas mais de 1.320 toneladas de lixo entre coleta domiciliar, entulho e varrição. Todos os resíduos descartados no aterro sanitário.

As equipes do Procon, da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis) e da Vigilância Sanitária realizaram durante todo Carnaval ações conjuntas para garantir transparência nas relações de consumo e promover boas práticas comerciais. Durante a ação, foram repassadas orientações sobre regras de consumação mínima, prevenção de cobranças indevidas e respeito aos direitos
A Assistência Social, em parceria com a Fia-RJ – Fundação para a Infância e Adolescência – promoveu campanhas de conscientização e combate ao assédio e à importunação sexual “Não é Não” e de identificação de crianças com a distribuição de pulseiras de identificação no Bailinho da Lagoa de Iriry e na Praça José Pereira Câmara, no Centro.

Nesta folia, a Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana montou um esquema especial para atender ao aumento da demanda por serviços e intensificaram a fiscalização nos ônibus de Turismo para verificar se estavam autorizados a ingressar no Município e estacionados em local regulamentado.
Este esquema especial, com o conjunto de medidas adotadas pela Administração Municipal foram fundamentais para que as comemorações de Carnaval em Rio das Ostras transcorressem de forma organizada, segura e, acima de tudo, sustentável.
Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues-DRT-0040847/RJ
Fonte:ASCOMTI-Rio das Ostras-RJ



