Home Brasil Rio das Ostras lança projeto piloto de qualificaçã...

Rio das Ostras lança projeto piloto de qualificaçã...

2
0

A Prefeitura de Rio das Ostras e a empresa Oceânica lançaram um projeto piloto para qualificar profissionais e facilitar a inserção de trabalhadores no mercado offshore, com foco inicial na formação de pilotos de ROV (veículos operados remotamente). O lançamento aconteceu nesta segunda, 15, no Centro de Qualificação da Zona Especial de Negócios – ZEN, em Rio das Ostras.

O Projeto prevê a criação de atendimento às empresas da ZEN para capacitações e qualificações de munícipes com direcionamento a vagas, a fim de atender o segmento de Petróleo e Gás. Cerca de 15 empresas já demonstraram interesse em participar da iniciativa.

ROV (do inglês Remotely Operated Vehicle) são equipamentos controlados remotamente por operadores (pilotos), para atuar em inspeções, manutenções e intervenções em estruturas submarinas, como dutos e equipamentos de produção de petróleo e gás natural, principalmente em plataformas offshore. Hoje, o mercado offshore tem carência de profissionais qualificados nessa atividade.

O curso será realizado no próprio Centro de Qualificação de Rio das Ostras e terá como público prioritário profissionais com formação técnica em Mecânica, Elétrica, Eletrotécnica e Automação, além de engenheiros que desejam ingressar ou se reposicionar no setor. O treinamento será focado inicialmente em piloto de ROV, com possibilidade de ampliação para outras vagas, conforme a demanda das empresas participantes.

PARCERIA COM A PREFEITURA – A Prefeitura será responsável pela triagem dos candidatos, realizada em parceria com instituições de ensino técnico. As empresas definirão os perfis desejados, participarão do processo seletivo, oferecerão capacitações específicas e conduzirão a seleção final e o treinamento para preenchimento das vagas.

Além da articulação com as empresas, a Administração Municipal apoiará a divulgação das oportunidades em seus canais oficiais, ampliando o alcance das vagas. Outro papel do poder público será funcionar como elo entre empresas e candidatos, auxiliando na organização, acompanhamento das agendas e esclarecimento de dúvidas ao longo de todas as etapas do programa.

A secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, destacou o papel do Centro de Qualificação no desenvolvimento do Município. “Queremos as salas do Centro de Qualificação cheias como já foi um dia. Esse espaço já transformou a vida de muitas pessoas e vamos trabalhar para isso novamente. A Prefeitura quer ser parceira das empresas para ampliar a oferta de empregos para os cidadãos. O objetivo é usar a expertise de cada empresa e da Prefeitura para fazer a Cidade crescer e oferecer oportunidades”, disse.

ETAPAS – A primeira fase é a captação de profissionais recém-formados, com exigência de formação técnica, atendimento a requisitos como Curso Básico de Segurança em Plataforma, ASO e participação em processo seletivo. Em seguida, os selecionados ingressam no programa de formação, que inclui aulas práticas conforme as necessidades de cada empresa, treinamentos técnicos e comportamentais, avaliações periódicas, etapas eliminatórias e cursos obrigatórios subsidiados pela Prefeitura ou pelas empresas parceiras.

Na fase de contratação, será elaborado um ranking com os candidatos mais bem avaliados. As empresas realizarão entrevistas para escolha dos profissionais e darão início ao processo admissional de acordo com suas necessidades específicas. Entre os próximos passos do projeto estão a definição das empresas participantes, a quantidade de vagas e pré-requisitos por função, além do estabelecimento do cronograma de ações de cada companhia.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Max, a iniciativa busca atender uma demanda estratégica do Setor. “Essa iniciativa visa reduzir a dificuldade na captação de mão de obra preparada, fortalecendo a competitividade do setor e garantindo maior agilidade nos processos de recrutamento”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, também participou do lançamento do projeto.

Jornalista Responsável:Edigarde Rodrigues-DRT-0040847/RJ

Fonte:ASCOMTI-Rio das Ostras-RJ