
A Administração Pública de Rio das Ostras se reuniu, na manhã desta terça-feira, 9, com representantes da Associação de Empresas da Zona Especial de Negócios (AZen) para conhecer o plano de metas da Constellation Oil Services em projetos ligados à biodiversidade. O encontro, realizado no Parque dos Pássaros, reuniu o prefeito Carlos Augusto Balthazar, secretários municipais de diversas pastas e a diretoria da empresa, que é uma das principais companhias brasileiras de perfuração offshore de petróleo e gás, instalada na ZEN.
Na apresentação conduzida por Gabriela Bancaccio, gerente de Sustentabilidade da Constellation, foram expostas ações de biomonitoramento já realizadas pela empresa em outros municípios. Foram discutidas sugestões de projetos voltados à preservação do manguezal, reflorestamento e iniciativas que envolvem forte participação de voluntários, uma marca das atividades socioambientais da companhia.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, destacou a prioridade da Prefeitura em desenvolver, junto à empresa, um projeto que gere legado ambiental para a cidade. Ele solicitou especificamente a elaboração de um estudo que viabilize a despoluição e a preservação da Lagoa de Iriry, um dos mais importantes cartões-postais do Município.
Após a apresentação, o prefeito Carlos Augusto e o secretário Ricardo Torres reforçaram um pedido à diretoria da Constellation para subsidiar a operação de uma embarcação especializada para realizar a retirada das macrofilas, vegetação que recobre parcialmente o espelho d’água da Lagoa de Iriry ainda antes da chegada do verão, período de maior fluxo de moradores e visitantes na região. A empresa ficou de analisar a viabilidade darnalista
Jornalista Responsável: EdigardeRodrigues-DRT-0040847RJ
Fonte: ASCOMTI-Rio das Ostras-RJ



