A Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, é destaque no aplicativo “Clique Escola”, do Ministério da Educação (MEC). A Feira da Matemática realizada na unidade escolar foi um dos cinco projetos mais curtidos de todo o Brasil na plataforma, liderando, também, o ranking da Região Sudeste.
De acordo com o MEC, a plataforma “Clique Escola” valoriza as práticas pedagógicas que promovem inovação, inclusão e colaboração. A iniciativa visa mobilizar comunidades escolares em uma grande rede de trocas de estratégias de ensino, criando uma vitrine da criatividade e potência.
Para a diretora da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, Priscila Brum, o destaque na plataforma é um indicador da qualidade das metodologias desenvolvidas na unidade escolar.
“Ao longo deste ano letivo, estamos trabalhando para que a educação pública de qualidade seja, de fato, uma realidade. Ganhar esse destaque nacional, estando entre os cinco projetos mais curtidos do Brasil, sendo, ainda, o representante da Região Sudeste, mostra que estamos no caminho certo”, destacou Priscila Brum.
MATEMÁTICA ATIVA – A Feira da Matemática da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, realizada em maio, transformou a unidade em espaço de aprendizagem coletiva. Alunos, professores e familiares participaram de jogos matemáticos criados pelos próprios estudantes, mostrando que a matemática pode ser divertida e colaborativa.
“Buscamos trabalhar com metodologia ativa, ou seja, de forma que os alunos produzissem os materiais a partir das orientações dos professores. O trabalho foi todo incentivado para que o aluno entendesse como a matemática existe ao nosso redor, no dia a dia”, afirma a diretora.
CLIQUE ESCOLA – O aplicativo do MEC é um convite para que as escolas compartilhem suas experiências, envolvam suas comunidades e reforcem o protagonismo de alunos e educadores.
Diretores escolares podem publicar seus projetos no aplicativo e mobilizar a comunidade para curtir e compartilhar. As ações mais curtidas de cada região serão destacadas mensalmente no Portal do MEC.
O aplicativo é gratuito e está disponível para estudantes, professores, gestores, familiares e toda a sociedade.
Jornalista Responsável: Edigarde Rodrigues-DRT-0040847/RJ
Fonte: ASCOMTI-Rio das Ostras-RJ